Quem abandonou trabalho por conta de outrem para se tornar tradutor freelance?
Thread poster: Manuela Domingues
Manuela Domingues
Manuela Domingues  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:34
French to Portuguese
+ ...
Mar 23, 2015

Bom dia a todos,

Gostaria de saber quem arriscou em deixar um emprego por conta de outrem, no qual era efectivo ou não, e torna-se tradutor freelance. Como correu, e qual a vossa experiência, tendo em conta todas as despesas que isso origina (SS e IRS)?

Obrigada a todos.


 
Ana Vozone
Ana Vozone  Identity Verified
Local time: 22:34
Member (2010)
English to Portuguese
+ ...
Passei a ser "my own boss" em 1979 Mar 23, 2015

e nunca me arrependi.

Trabalho como freelance desde então, ou seja, há 35 anos.

Sempre quis ser "independente" no meu trabalho, mas esperei pelo momento certo: depois de ter divulgado às pessoas que eu conhecia que era esse o meu desejo (amigos e conhecimentos profissionais), houve um momento em que recebi várias propostas de trabalho (independente) em simultâneo: Jornal Expresso, RTP, uma agência de publicidade. Foi fácil "dar o salto", porque acreditei que a pa
... See more
e nunca me arrependi.

Trabalho como freelance desde então, ou seja, há 35 anos.

Sempre quis ser "independente" no meu trabalho, mas esperei pelo momento certo: depois de ter divulgado às pessoas que eu conhecia que era esse o meu desejo (amigos e conhecimentos profissionais), houve um momento em que recebi várias propostas de trabalho (independente) em simultâneo: Jornal Expresso, RTP, uma agência de publicidade. Foi fácil "dar o salto", porque acreditei que a partir daí, o volume de trabalho só iria aumentar. Não me enganei!

O meu conselho: divulgue entre os seus conhecimentos, e promova o seu perfil nos locais certos. Não largue um emprego minimamente estável enquanto não sentir que já tem um "cabaz de clientes" susceptível de lhe dar aquilo que pretende, em termos financeiros e profissionais.