duvidas sobre IRS
Thread poster: Vincenzo Di Maso
Vincenzo Di Maso
Vincenzo Di Maso  Identity Verified
Portugal
Local time: 20:36
Member (2009)
English to Italian
+ ...
Dec 19, 2009

bom dia a todos,
sou tradutor e começei a actividade em Portugal hà menos de um ano. Gostaria que algum colega me informasse como funciona a retençao de IRS aos tradutores em Portugal. Eu declarei o inicio de atividade hà menos de um ano. Agora nao sou sujeito a retençao porque é o primeiro ano de actividade.
Muito obrigado
Vincenzo


 
Andreia Santos
Andreia Santos
Portugal
Local time: 20:36
English to Portuguese
+ ...
IRS Dec 23, 2009

Olá Vincenzo,

quando tiver chegado aos 10 000 € declarados nos recibos verdes (mesmo que seja este ano) deverá solicitar às empresas portuguesas a retenção na fonte (20%) de cada recibo que passe a partir desse momento. Além disso, se tiver ultrapassado os 10 000 € este ano, em Janeiro de 2010 deverá avisar nas Finanças que passa a cobrar IVA aos seus clientes portugueses pelos serviços prestados. A retenção na fonte também se aplicará em 2010, nesse caso. Para os c
... See more
Olá Vincenzo,

quando tiver chegado aos 10 000 € declarados nos recibos verdes (mesmo que seja este ano) deverá solicitar às empresas portuguesas a retenção na fonte (20%) de cada recibo que passe a partir desse momento. Além disso, se tiver ultrapassado os 10 000 € este ano, em Janeiro de 2010 deverá avisar nas Finanças que passa a cobrar IVA aos seus clientes portugueses pelos serviços prestados. A retenção na fonte também se aplicará em 2010, nesse caso. Para os clientes estrangeiros poderá fazer a retenção aquando do "acerto" do IRS.

Cumprimentos,

Andreia Santos
Collapse


 
Andreia Santos
Andreia Santos
Portugal
Local time: 20:36
English to Portuguese
+ ...
Início de actividade Dec 23, 2009

A isenção durante o primeiro ano de actividade refere-se às contribuições para a Segurança Social e não ao IRS. Logo que atinja os 10 000 € em recibos deverá pedir aos clientes portugueses para fazerem a retenção na fonte.

 
Ana Rita Simões
Ana Rita Simões  Identity Verified
Portugal
Local time: 20:36
Member (2009)
English to Portuguese
+ ...
retenção na fonte Jan 7, 2010

Abri actividade há quase dois anos e passei pela mesma situação. A retenção na fonte não é obrigatória até aos 10 000€, mas não existe isenção de IRS, ou seja, no ano seguinte terás de pagar IRS sobre esses rendimentos à mesma. Também não é obrigatório fazê-lo a partir do momento em que se atinge os 10 000€ (aliás, não tenho a certeza de que seja mesmo obrigatório, mas pode-se confirmar com as Finanças). Eu não fiz logo, comecei a fazer algum tempo depois, e não houv... See more
Abri actividade há quase dois anos e passei pela mesma situação. A retenção na fonte não é obrigatória até aos 10 000€, mas não existe isenção de IRS, ou seja, no ano seguinte terás de pagar IRS sobre esses rendimentos à mesma. Também não é obrigatório fazê-lo a partir do momento em que se atinge os 10 000€ (aliás, não tenho a certeza de que seja mesmo obrigatório, mas pode-se confirmar com as Finanças). Eu não fiz logo, comecei a fazer algum tempo depois, e não houve problema algum.

Vincenzo, se ultrapassaste os 10 000€ o ano passado, tens de ir às Finanças este mês e pedir a alteração do regime. No entanto, só se começa a cobrar o IVA a partir do mês de Fevereiro. Depois, a cada 3 meses tem de se preencher a declaração de IVA e entregá-lo às Finanças (por exemplo, o do 1.º trimestre relativo a Jan, Fev e Mar pode ser entregue até 15 de Abril).
Collapse


 
Andreia Santos
Andreia Santos
Portugal
Local time: 20:36
English to Portuguese
+ ...
Declaração do IVA Jan 7, 2010

Queria acrescentar que a declaração trimestral do IVA pode ser entregue, via Internet, até um mês e meio após o trimestre a que se refere. Assim, no caso do 1º trimestre, a declaração pode ser entregue até 15 de Maio.

http://www.e-financas.gov.pt/ajuda/DGCI/FAQEDIVA.htm


 
Jennifer Taylor
Jennifer Taylor  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 20:36
Czech to English
+ ...
Good information - clarification of non-Portuguese client issues... Feb 1, 2010

Thank you for this information. It's helped me too. Sorry I'm writing in English, but my Portuguese still isn't that good, especially when discussing recibos verdes, IRS, IVA e mais!

I've just registered at the Finanças as a VAT payer. I read that I don't need to charge other EU countries VAT, but should I still have an EU-style VAT number to give them? Should I inform my non-Portuguese clients of this change in status, or just continue as before?

Specifically, I work
... See more
Thank you for this information. It's helped me too. Sorry I'm writing in English, but my Portuguese still isn't that good, especially when discussing recibos verdes, IRS, IVA e mais!

I've just registered at the Finanças as a VAT payer. I read that I don't need to charge other EU countries VAT, but should I still have an EU-style VAT number to give them? Should I inform my non-Portuguese clients of this change in status, or just continue as before?

Specifically, I work with Czech and British clients, if anyone has experience with either or both of them.

Muito obrigada,

Jenny
Collapse


 
Maria Amorim (X)
Maria Amorim (X)  Identity Verified
Sweden
Local time: 21:36
Swedish to Portuguese
+ ...
VAT Feb 2, 2010

Hi Jennifer !

As far as I know - and I think the VAT rules in Sweden are the same applied in other EU countries - if you conduct commercial activity and sell VAT liable services (or goods) you must register with the Tax Agency, irrespective of the size of your sales. So even if we don’t charge for translation services within the EU, (in my case, I only charge in Sweden) one must have a VAT number that should appear in the invoice sent to your customer.

I worked rec
... See more
Hi Jennifer !

As far as I know - and I think the VAT rules in Sweden are the same applied in other EU countries - if you conduct commercial activity and sell VAT liable services (or goods) you must register with the Tax Agency, irrespective of the size of your sales. So even if we don’t charge for translation services within the EU, (in my case, I only charge in Sweden) one must have a VAT number that should appear in the invoice sent to your customer.

I worked recently with a Hungarian agency and both parts stated their VAT numbers in the invoice. I think this apply also for other EU countries.
Collapse


 
Andreia Santos
Andreia Santos
Portugal
Local time: 20:36
English to Portuguese
+ ...
VAT Feb 3, 2010

Boa noite,

penso que não existe nº de IVA específico para os tradutores independentes em Portugal (na própria declaração periódica do IVA e nos recibos verdes apenas existe a referência ao número de identificação fiscal).

Quando os clientes estrangeiros me pedem alguma identificação fiscal na factura, apenas coloco o meu NIF e refiro que não cobro IVA a clientes da UE (apenas cobro 20% de IVA a clientes portugueses no respectivo recibo verde).


 
Jose Ruivo
Jose Ruivo  Identity Verified
Portugal
Local time: 20:36
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Alterações 2010 Feb 4, 2010

Boa noite,

em termos práticos, o nosso NIF (ou NIPC) é o equivalente ao "VAT number".

Desde 2010, quem já está em situação de cobrar IVA (em Portugal) deve entregar em prazos muito próximos da declaração de IVA, um mapa descrevendo que serviços prestou a clientes noutros países da UE, bem como o "VAT number" desses clientes.

Cumprimentos,
Jose


 
Rosa Alves
Rosa Alves  Identity Verified
Portugal
Local time: 20:36
German to Portuguese
+ ...
Mapa de serviços prestados a clientes de outros países da UE Feb 4, 2010

Jose Ruivo wrote:

Desde 2010, quem já está em situação de cobrar IVA (em Portugal) deve entregar em prazos muito próximos da declaração de IVA, um mapa descrevendo que serviços prestou a clientes noutros países da UE, bem como o "VAT number" desses clientes.


Olá a todos!

Fica aqui um link para a obtenção de mais informações sobre o tal mapa recapitulativo de que o José falou:
http://www.ctoc.pt/fotos/editor2/DeclaracaoRecapitulativa.pdf


[Editado em 2010-02-04 23:59 GMT]

[Editado em 2010-02-05 02:23 GMT]


 
Carla Araújo
Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Local time: 20:36
English to Portuguese
+ ...
Mapa recapitulativo - Clientes fora da UE Feb 8, 2010

Rosa, obrigada pelo link.

Alguém sabe que número de identificação fiscal é que devemos indicar no novo mapa para clientes fora da UE?
Segundo me informaram, temos de passar a cobrar IVA a estes clientes se não tiverem NIF.


[Edited at 2010-02-08 16:48 GMT]


 
Jose Ruivo
Jose Ruivo  Identity Verified
Portugal
Local time: 20:36
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Dúvida esclarecida Feb 9, 2010

Rosa,

Muito obrigado pelo documento cujo link deixo aqui no fórum - serviu para esclarecer uma dúvida da minha contabilista sobre o prazo de entrega da Declaração Recapitulativa!



Carla,

qualquer cliente empresarial tem um "VAT number", a menos que não o queira divulgar, mas nesse caso também não irá conseguir convencê-lo a pagar IVA ao estado português ;-P

Boas traduções,
José


 
Post removed: This post was hidden by a moderator or staff member for the following reason: As requested by the poster via e-mail.


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

duvidas sobre IRS






Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »
TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »